terça-feira, 10 de novembro de 2009

Arte Afro

A África é um continente com imensa diversidade cultural, presente na cultura brasileira como uma de suas raízes formadoras.

Os africanos que aqui chegaram entre os séculos XVI e XIX, contribuíram para a formação da cultura brasileira com seus costumes, rituais religiosos, culinária, danças, música, arte, vestuários e linguagem.

A arte africana se manifesta através de pinturas, esculturas, máscaras e objetos ornamentais de uso permanente e cotidiano até objetos em geral que acompanham os ritos, as danças e as cerimônias, sempre com um significado, seja para comemorar os ancestrais, cultuar as forças naturais, invocar forças vitais, propiciar boas colheitas,

Objetos artísticos - márcaras, vestimentas, colares, pulseiras, enfeites, eram utilizados para:
• Iniciação ou Ritos de passagem para a idade adulta ( feminina e masculina );
• Agricultura ( colheita e semeadura );
• Ritos fúnebres;
• Fatos mitológicos/ legendários;
• Cultos de ancestrais;
• Ritos da fertilidade;
• Adivinhação
• Curas médicas;
• Práticas de Proteção.

Artistas modernos como: Picasso, Braque, Cezanne, Calder e muitos outros se inspiraram na arte *IORUBA ( Nigéria ) para criar movimentos artísticos.


A Arte Africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional – tem sempre uma funcão - e expressa muita sensibilidade.

A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima.

Os povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza.

Os temas retratados nas obras de arte remetem ao cotidiano, a religião e aos aspectos naturais da região. Desta forma, esculpiam e pintavam mitos, animais da floresta, cenas das tradições, personagens do cotidiano etc.

Representando uma fantasia para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nas festas, celebrações de nascimento, casamento, nos rituais de passagem e funerais.

Os materiais usados para as máscaras são barro, marfim, metais, mas o mais utilizado é a madeira, e a técnica o entalhe.

Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário